Dicas para ser criativo

Estratégias para quem deseja tirar boas ideias do dia a dia (sem hífen) para escrever um texto crativo. E para fugir um pouco das formas prontas da Redação para o Vestibular.

1. Ler muito e acumular conhecimento: a leitura permite que o escritor forme uma bagagem cultural e de conhecimentos gerais que é essencial para redigir um texto criativo.

2. Contar fatos banais de forma interessante: o trunfo de inspirar-se no cotidiano é saber extrair uma ideia original de uma situação que parece, muitas vezes, banal.

3. Usar o senso comum de forma criativa: uma rosa é um clichê, mas pode ser usada da maneira certa para despertar emoções que fogem do senso comum.

4. Usar figuras de linguagem: uma metáfora pode valer mais do que mil palavras. Em vez de algo que é vermelho, por exemplo, pode-se associar o conceito à violência, paixão, luxúria.

5. Ser um observador atento: ser um bom observador e estar atento ao que acontece ao redor é o segredo de textos criativos. Às vezes nos fechamos para pessoas e acontecimentos triviais, mas com grande valor para um texto.

6. Anotar ideias: ter uma boa ideia e perdê-la por ter esquecido de registrá-la é um desperdício.

7. Exercícios para estimular a criatividade: é preciso desafiar todo o conhecimento de mundo que se tem, passando a questionar o porquê de tudo o que se sabe, até mesmo de questões aparentemente óbvias.

8. Aprender a filtrar o excesso de informação: na era da comunicação o difícil muitas vezes não é encontra matéria-prima para um texto, e sim saber separar o que pode ser útil.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: