O desafio da Redação

Os alunos, a acada ano que passa, estão tendo maior dificuldade em produzir texto. Paradoxalmente, esta é a geração mais bem informada da história – mas certamente também a que menos sabe sobre o que escrever.

Quinta-feira passada estava corrigindo a redação de um aluno que se propôs escrever sobre o tema do ENEM do ano passado. Foi um sofrimento para mim. O rapaz não conseguia tratar do tema. Além dos desvios gramaticais – que considero até secundários-, ele simplesmente desconhecia o que é dissertar e, pior, o que pedia o tema. Talvez o meu desespero diante do texto tenha me levado a considerar uma responsabilidade que chega até o professor. Pode ser mesmo que nós, professores de modo geral, estejamos nos abstendo da obrigação de exigir texto, mas… e o aluno. Será que nunca teve vontade de escrever melhor? Nunca experimentou leituras alheias? Nunca se sentiu constrangido com sua deficiência? Sinceramente, acho que não.

Daí vem o grande dilema: como ajudar? Sinto-me impotente. Sei que uma mísera aula por semana pouco poderá ajudar o garoto, cheio de sonhos e projetos. Com ele, muitos deveriam estar envergonhados – inclusive eu por minha desistência. Faltou orientação no tempo certo, faltou vontade, faltaram mestres, família a exigir compromisso… Faltou, enfim, educação em seu caráter mais amplo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: